terça-feira, 18 de março de 2025

Violeta Loureiro lança 'Travessia – Uma vida entre a Amazônia e o mundo', neste sábado (22) em Manaus

A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) Dra. Violeta Refkalefsky Loureiro chegou a Manaus para lançar o novo livro, intitulado 'Travessia – Uma vida entre Amazônia e o mundo', neste sábado, dia 22 de março de 2025, na Valer Teatro, localizada na rua José Clemente, 600, Centro, no Largo São Sebastião, a partir das 9h30. A entrada é gratuita.


Este livro ultrapassa as fronteiras da autobiografia, porque estende-se para além do eu, envolvendo a História, a Economia, a Antropologia, a Política e a sua área específica de estudo: a Sociologia. 


Para a coordenadora editorial da Valer, professora doutora em Filosofia e autora do livro 'Para aquém ou para além de nós', Neiza Teixeira, a importância dessa obra é a humanidade e a beleza com que ela trata os seus temas; a preciosidade com que ela procura entender a sua decisão de ser socióloga. É marcante a maneira como observa as pessoas e o mundo nos lugares por onde passou, seja o Brasil, a Alemanha ou o Japão.


"Apesar de o livro ser escrito em primeira pessoa, ele não descura do rigor exigido por uma ciência como a Sociologia. Daí, a concatenação lógica, verificada, como podemos acompanhar nas histórias que conta, ainda que sejam de cunho pessoal", explicou Neiza.


Ainda segundo Neiza, Violeta Loureiro, uma intelectual que tem a sua vida pontuada pelas pesquisas sobre as Amazônias, surpreende-nos com esse balanço geral – “Travessia: uma vida entre a Amazônia e o mundo”, já que a pesquisadora não somente presta contas à sociedade que investiu na sua formação, à sua Universidade Federal do Pará – UFPA, mas também narra o seu percurso, construindo um panorama que se inicia em Roraima, segue por vários Estados brasileiros, alcança a Europa, os Estados Unidos, o Japão. 


O livro não trata, apenas, de mostrar, refletir, argumentar ou concluir sobre temas e problemas gerados no nosso país e no mundo, mas também expor a labuta de uma mãe de família, de uma companheira dedicada, decidida e participante nos momentos difíceis da democracia brasileira.


A autora contou na apresentação da obra que sua história de vida tem início com a história dos seus pais, compondo tempos interligados e fundidos numa unidade estabilizadora. 


"Ela é, portanto, uma história que não rompe as cadeias do passado, mas, ao contrário, o carrega consigo; ao mesmo tempo, ela se prende firmemente e em profundidade, por elos tentaculares, à região em que nasci – a Amazônia. Minha história se funde na dela de modo indissociável, numa mistura mágica de gente, tempo e natureza", escreveu Violeta.


Os dois primeiros capítulos são narrados em estilo ligeiramente diferente dos demais: trata-se de um passado, talvez, turvado no tempo e na distância, já que diz respeito a fatos não vividos pela narradora. 


"Mas zelei neste texto para não corromper aquele tempo primordial em que meus antepassados viveram. Para recompor os acontecimentos desse período – suspenso na eternidade do passado distante – juntei fragmentos de narrativas ouvidas, às vezes, sem uma sequência lógica, de forma que são fatos mais ou menos cobertos pelas sombras de um passado distante. Nos demais, eu sou o personagem que, a um só tempo, vivencia e narra os episódios, o que confere maior clareza ao texto", finalizou. 


Sobre Violeta Loureiro


Violeta é graduada em Ciências Sociais pela UFPA (1969), fez mestrado em Sociologia na Unicamp (1985), doutorado no Institut des Hautes Études de l`Amérique Latine, – Lheal, em Paris, França (1994), pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal (2006).


No conjunto de suas atividades profissionais, destaca-se a sua contribuição para o desenvolvimento da Sociologia no Estados do Pará e na Amazônia. Feitos que foram reconhecidos com o título de Professora Emérita, concedido pela UFPA, em 2015 e, em 2021, o Prêmio Florestan Fernandes, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), homenagens que se agregaram a outros prêmios que lhes foram concedidos ao longo dos anos, em grande parte, pela sua atuação em defesa da educação pública e de qualidade.



Obras da autora


“A pesquisa nas Ciências Sociais e no Direito”, Ed. Valer, 2023.

“Amazônia – colônia do Brasil”, Manaus, Ed. Valer-Manaus, 2022.

“Amazônia – Estado, homem, natureza”. 4 ed. Belém: Cultural Brasil, 2019.

“A Amazônia no século XXI: novas formas de desenvolvimento”. São Paulo: Empório do Livro, 2009.

“Os parceiros do mar”, Belém: CNPq/MPEG,1985.


Serviço


Lançamento: livro 'Travessia'

Autora: Violeta Loureiro

Horário: 9h30

Data: 22 de março de 2023

Local: salão de eventos da Valer Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida e Obra Thiago de Mello

Vídeo: Poeta Luiz Bacellar

Mais lidas