Em 2024, a Valer estará presente na 39.ª Feira de Livros do Sesc, que terá como homenageada a jornalista e autora, publicada pela editora amazonense, Leyla Leong. O primeiro livro publicado por Leyla, 'Essa tal de natureza', foi escolhido como a temática do evento, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques.
Autora de livros que fazem parte da vivência de crianças e adolescentes, Leyla foi membro do Clube da Madrugada e tem uma trajetória única na literatura amazonense. As obras da autora, publicadas pela Valer, são: ‘Essa tal de natureza', 'Cida, a macaca travessa', 'Baby 30 anos', 'João Barbosa Rodrigues e o Museu de botânica do Amazonas', 'Sua majestade – o Gavião-Real', 'O segredo da Velha' e, o mais recente, um dos vencedores do concurso Frauta de Barro 2023 da Valer, 'O Circo: a história de um domador'.
Para a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira, participar da feira do livro do Sesc é uma forma de resistência, já que temos poucas editoras e livrarias que se mantiveram abertas pós-pandemia Covid-19, e ainda, poder homenagear uma das autoras mais importantes de literatura infantojuvenil, que aborda a Amazônia de maneira sensível e única, e ainda faz parte do catálogo da Valer, é de extrema alegria para a equipe da editora.
"A Feira do Sesc consagra-se, no decorrer das suas realizações, como um dos eventos culturais mais importantes do Estado do Amazonas. Nesse sentido, a editora Valer, devido aos seus compromissos sociais e culturais, faz-se presente, tanto com autores como obras fundamentais sobre o pensamento amazônico, ressaltou Neiza.
A Valer terá uma programação especial com alguns vencedores do concurso Frauta de Barro 2023, começando no dia 31 de outubro, às 15h, no stand da editora, a sessão de autógrafos com o escritor, membro da Academia Amazonense de Letras, Zemaria Pinto, autografando a obra, 'Os que andam com os mortos'. Depois de explorar a poesia, a dramaturgia, a ficção infantojuvenil e o ensaio literário, o autor de mais de duas dezenas de títulos volta-se para o conto, conciliando um humor cáustico e uma reflexão profunda.
No dia 1º de novembro, às 16h30, haverá uma sessão de autógrafos do livro: 'Os sertões a três vozes', do professor Maurício Braga; Neste livro, 'Os sertões' se apresenta também como uma narrativa universal, tendo em vista as outras obras que compõem o corpus do presente ensaio. Uma delas, A Guerra do Fim Mundo, é de autoria do peruano Mário Vargas Llosa, e a outra, Veredicto em Canudos, do húngaro Sándor Márai. A tragédia de Canudos, portanto, dialoga com o contexto de outros povos, inseridos em lugares onde a tensão entre a ordem do capital e suas antíteses se encontra proeminente. O leitor tem a oportunidade de fazer as conexões com a Literatura Universal e com o sistema econômico que rege o mundo.
Ainda no dia 1.º haverá também a sessão especial com Leyla Leong, na qual a homenageada da Feira de Livros do Sesc, autografará todos as suas obras, no stand da Valer, a partir das 18h30. Além de escritora, também é ilustradora e jornalista, atuando por muitos anos como assessora de imprensa, repórter, colunista e editora em diversas instituições e veículos de comunicação, como o Jornal A Notícia, Jornal do Commercio, A Crítica e Amazonas em Tempo.
Encerrando a programação da editora que publica as Amazônias há mais de 30 anos, haverá um pré-lançamento do livro da jornalista Bruna Oliveira, intitulado, 'O silêncio da meia-noite: histórias de trabalhadores noturnos do Centro de Manaus', no dia 2 de novembro, às 16h. Neste livro, a autora traz histórias reais narradas por trabalhadores. Anseios, dificuldades e desejo de melhores dias estão entrelaçados em relatos. Todos, com suas peculiaridades, com seus tons de brincadeira ou seriedade, trazem aos leitores um novo olhar do que é o Centro de Manaus fora do horário comercial e conhecido por todos.
Para mais informações, basta acompanhar as redes sociais da editora @editoravaler.
Sobre Leyla Leong
Vencedora de prêmios como o Mulateiro de Literatura, concedido pelo Clube da Madrugada, em 1970, e Medalha Péricles Moraes (Literatura) pela Academia Amazonense de Letras, em 2014, ela comenta sobre o poder e o amor que tem pela leitura.
“Eu leio não por querer ter mais cultura, leio por ser um prazer, um encantamento. Eu sempre tento passar aos jovens que a leitura não é uma obrigação, a leitura é um prazer e quando você descobre isso, você descobre o mundo”, diz.
Os seus livros infantis têm como principal característica a vertente ambiental, apontando a necessidade de preservar e cuidar do planeta Terra. Ainda segundo ela, foi desse pensamento que surgiu o livro “Essa tal de Natureza”, que aborda essa temática de forma lúdica.
“Vendo que os adultos, as pessoas crescidas que exploram o mundo, não são conscientes de que estão matando a vida no planeta, apelei para escrever às crianças para elas entenderem a beleza que é a natureza”, conta.
Durante sua carreira, Leyla diversas vezes participou da Feira de Livros do Sesc, tendo, inclusive, um de seus livros lançado na edição de 2013 do evento e, agora, voltará como a grande homenageada.
“Quando eu comecei a escrever eu já fui convidada para a feira e, a partir disso, comecei a sempre dar palestras sobre literatura infantojuvenil. Para mim, o Sesc é um parceiro”, destacou.
Sobre a Feira de Livros do Sesc
A iniciativa tem o objetivo de incentivar a leitura, criando um espaço lúdico e divertido com uma extensa programação, que abrange rodas de conversa, oficinas, palestras, gincanas, apresentações culturais, entre outras atividades.
Além disso, reúne as principais editoras e livrarias da Região Norte e promove o encontro de leitores com autores regionais e nacionais. Em 2024, o evento reuniu mais de 50 mil pessoas e contou com a presença do escritor Raphael Montes, autor do livro “Bom dia, Verônica”, que também se tornou uma série adaptada pela Netflix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário