FOTO: REPRODUÇÃO INSTAGRAM |
Escritora e pesquisadora da literatura indígena, Trudruá Dorrico (@truduadorrico) indicou em uma reportagem para O Guia do Estudante da Abril, oito livros para entender as questões indígenas e dentre eles, citou o livro 'Canumã- A Travessia', do escritor Ytanajé Cardoso, publicado pela Editora Valer. Ela acredita que ler estes livros também ajuda a "sonhar melhor".
Doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), curadora e autora do livro Eu Sou Macuxi e Outras Histórias – onde, assinando como Julie Dorrico, conta sobre essa tomada de consciência indígena e resgata suas memórias ancestrais – Trudruá tem usado as redes sociais para divulgar a literatura indígena.
Confira o que ela fala de Canumã:
Canumã: a travessia, de Ytanajé Coelho Cardoso
Este romance, o primeiro escrito por um indígena Munduruku, narra a história de uma família deste povo que migra da aldeia Kwatá (AM) para a cidade, em busca de estudo para os filhos. Alguns problemas reais enfrentados pelos povos indígenas, como as ameaças aos modos de vida tradicionais e o etnocídio, aparecem ao longo das páginas.
Trata-se de um livro que mescla ficção e realidade para documentar as falas dos anciões e a vida na comunidade, salientar a ameaça do desaparecimento da língua e ressaltar a educação como mais uma ferramenta de luta para a garantia de direitos.
Para ler as outras indicações e a matéria completa erscrita pela jornalista VICTÓRIA MARTINS, PUBLICADA EM 3 JUL 2023, 14H27, clique no link abaixo:
Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/trudrua-dorrico-indica-oito-livros-para-entender-as-questoes-indigenas
Editora Valer, publicando as Amazônias!
Se quiser adquirir o livro, clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário