quinta-feira, 30 de março de 2023

Um ano sem Thiago de Mello; poeta faria 97 anos nesta quinta

Foto: Prefeitura de Manaus

Em 14 de janeiro de 2022, perdemos o maior ícone da literatura produzida no Amazonas e um do maiores poetas do Brasil, Thiago de Mello. 

Cláúdio Leal, que entrevistou Thiago inúmeras vezes para a Folha de São Paulo, publicou na época da morte do autor que  o poeta amazonense morreu dormindo, aos 95 anos, em Manaus e que nas últimas sete décadas, cumpriu o ideal romântico de viver como poeta, no equilíbrio de amores exacerbados, fidelidade à vocação de escritor, amizades intensas e espírito de viajante.


Desde seu exílio político, nos anos 1960, era um dos nomes mais conhecidos da literatura brasileira na América Latina, estreitando amizade com grandes escritores de seu tempo, de Pablo Neruda a Julio Cortázar, de Jorge Luis Borges a Nicanor Parra, de Alejo Carpentier a Gabriel García Márquez, que o chamou de "guru grande".

Leia a matéria da Folha completa aqui.

Nascido em Barreirinha, em 30 de março de 1926, no interior do Amazonas, era um dos poetas mais conhecidos da região e cantou em prosa e verso sua luta pela preservação da maior floresta do mundo.

Thiago de Mello tem obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Foi adido cultural do Brasil na Bolívia e no Chile. Preso durante o regime militar, exilou-se no Chile, onde encontrou no escritor Pablo Neruda um amigo e colaborador. Morou também na Argentina, em Portugal, na França e na Alemanha, antes de retornar ao país onde nasceu, com o fim da ditadura.

Outra grande contribuição de Thiago de Mello para a literatura brasileira é a obra intitulada Os Estatutos do Homem, que dedicou ao amigo Carlos Heitor Cony.

Nos últimos versos do poema, Thiago cita: “A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente. Como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem”.

30% de descontos nos livros


A Editora Valer preparou uma homenagem ao autor, aos leitores e fãs do 'Guru Grande', como o chamou Gabriel Garcia Marques. Todos os livros do poeta entre os dias 28 de março a 03 de abril, estarão com 30% de desconto. 

Entre os livros que estão com o desconto, são: “Silêncio e palavra”, “Estatutos do homem”, “Manaus – Amor e memória”, “A floresta vê o homem” e o “Notícias da visitação que fiz no verão de 1953 ao rio Amazonas e seus barrancos”, este último publicado em 2020 pela editora.

Para adquirir uma das seis obras de Thiago de Mello editadas pela Valer, basta acessar o nosso site www.editoravaler.com.br ou solicitar pelo nosso WhatsApp no número 92 99613-1113.


Sobre Thiago de Mello

Foto: Divulgação


Amadeu Thiago de Mello nasceu em Porantim do Bom Socorro, município de Barreirinha (interior do Estado do Amazonas), no dia 30 de março de 1926 e é um poeta e tradutor brasileiro. É um dos poetas mais influentes e respeitados no país, reconhecido como um ícone da literatura brasileira.

Confira o vídeo completo realizado pelo Grupo Valer sobre a vida e obra do escritor, que assim como Jorge Amado, fez amizades e foi admirado por intelectuais do mundo todo, como Manuel Bandeira, Pablo Neruda, Fernando Henrique Cardoso, Salvador Allende, dentre outros.

Acesse o link abaixo, para curtir e compartilhar no nosso youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=bqmmTcAtg_8&t=170s


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vida e Obra Thiago de Mello

Vídeo: Poeta Luiz Bacellar

Mais lidas